O “primeiro emprego” no ponto mais próximo do Pólo Sul… até agora!

1244

A 15 de Dezembro de 2013 (uau isto não só foi há mais de 3 meses e meio, como já foi no outro ano…ouch! bem ok, ao que interessa agora) seguimos caminho para um dos nossos destinos de eleição nesta viagem – a Tasmânia.

Uma vez na Austrália a preocupação em não ultrapassar o orçamento diário (sim porque cumpri-lo seria absolutamente impossível) afligia-nos o suficiente para nos por sempre a magicar novas soluções que nos ajudassem a baixar o custo diário, algo que no caso da Tasmânia passou pela fantástica, ainda que um pouco controversa experiência de HelpX.

Uma vez que Portugal não tem acordo de working holiday visa com a Austrália, ou seja, não nos é possível arranjar um trabalho remunerado na Austrália com o visto de turista, o helpx (semelhante ao workaway) pareceu-nos o “sistema” ideal para podermos visitar “mais à vontade” alguns sítios por lá.

O site – http://www.helpx.net –  é bastante userfriendly e dispõe de toda a info disponível para se aventurarem numa experiência interessante e compensatória. Os trabalhos mais comuns na Tasmânia são sem dúvida os de jardinagem (ou farm related) algo que nos agradava bastante, sobretudo o Diogo. Assim sendo, em Novembro enviámos pedidos a alguns hosts e, se a memória não me falha (já lá vão cinco meses), obtivemos resposta de duas hosts ainda no mesmo dia! :) Acabámos por seleccionar a Anne de Woodbridge (uma senhora de idade respeitável da pacata e encantadora localidade a cerca de 40 km do centro de Hobart), que procurava alguém que a ajudasse um pouco com a sua pequena horta, mas sobretudo com o seu próprio negócio de compotas que basicamente consistia em produzir todas as compotas e chutneys em casa durante a semana e vendê-los ao sábado de manhã, no famoso mercado de Salamanca, no centro de Hobart.

Ora bem, chegámos a Hobart num domingo, depois de uma mini (mas bem cansativa) road trip pelo estado de Victoria e a Anne veio buscar-nos ao aeroporto com uma adorável surpresa na parte de trás da carrinha – a encantadora cadela Bonnie! :) Depois do “de onde vêm e para onde vão” e de imensaaas festinhas à Bonnie, chegámos aquela que seria a nossa casa durante a semana que se seguiria. Que delícia! Tratava-se de um pré-fabricado, bem pequeno, mas muito cosy, com um beliche, uma mesinha para o pequeno almoço (única refeição que não faríamos em casa da Anne), uma tv e uma mega (em termos relativos) janela sem cortina! Oups, no sleep for us after 6 o’clock! lol Já perfeitamente instalados, seguimos para a casa da Anne, uma bela casa com um enorme jardim e uma fantástica vista para o lago, onde tomámos um chá e ouvimos algumas histórias (um pouco estranhas) sobre o Bill, o ex-marido da Anne. Terminada a pausa,…começou a lavoura! Aqui vamos nós!

Tz13 Tz12 Tz11 Tz10 Tz9

A Sara foi rapidamente introduzida ao mundoTassieTasteBuds (o negócio das compotas artesanais da nossa host) – como encher frascos de compotas com o menor desperdício possível, como lavar todos os recipientes, panelas, panelinhas e panelonas usando a menor quantidade de água possível e como embalar e rotular todas aquelas preciosidades – deram conta do resto da tarde dela, enquanto o Diogão foi recambiado para o meio do monte onde teria a oportunidade de demolir um tanque de água com a ajuda do Bill, o ex-marido americano bem simpático e cheio de sabedoria para partilhar. Um pouco antes do jantar saímos para testemunhar o momento alto do dia da adorável Bonnie – os intensos 20 minutos de “fetch” numa espécie de lago perto de casa da Anne, bem popular para kayaking, para picnicar ou apenas estar, tão idílico que o sítio era. Regressados a casa e acusando já um certo cansaço e por conseguinte uma vontade crescente em recolher ao nosso cosy abrigo, fomos surpreendidos por um delicioso repasto preparado pela Anne, que em tempos havia sido uma chef em Melbourne! nhamy! :)

Tz27

Os restantes dias foram dedicados…à lavoura! :) A verdade é que pensávamos que íamos ter mais tempo para passear um pouco pelas redondezas e visitar alguns dos highlights de uma ilha absolutamente encantadora, mas as 8/9h de trabalho diárias, uma boa parte delas passadas numa pequena horta mesmo à porta da nossa cabana, inviabilizaram esse projecto. No entanto apesar da divisão não muito equitativa entre as horas de trabuco e de lazer, o absoluto prazer que era ficar apenas a relaxar na relva (sem nunca parar de atirar o pau à Bonnie, claro), a apreciar o pôr-do-sol sobre o lago e um pouco mais tarde a  maravilharmo-nos com o céu mais incrivelmente estrelado que havíamos visto até então…ohh isso era priceless e certamente nos fazia esquecer o cansaço físico e os recantos, certamente encantadores, não visitados. O que aquela experiência teve de espectacular pelo incrível que aquele sítio era, infelizmente não teve de partilha e bonding com a Anne. Faltaram as conversas, as gargalhadas e…o tempo livre lol, mas acho que se tivessemos o badalado poder de “voltar atrás no tempo”, teríamos, sem dúvida, voltado a fazer helpx na Tasmânia…só procuraríamos outro host! :)

Com 6 dias de trabalhinho no nosso destreinado lombinho e, muito mais importante, com o aniversário do Di mesmo à porta, decidimos pedir para sair dois dias mais cedo do que o previsto e assim que tivemos o OK da Anne, seguimos caminho para o centro de Hobart para conhecermos um pouco mais da Tasmânia que Woodbridge.

Tz21
Chegada a Hobart
Tz17
Tz22Tz20  Tz18 Tz19

Infelizmente sobraram-nos apenas três dias para dar umas voltas pela ilha e, dado o “brutalmente acima do budget” que qualquer deslocação ou visita turística implicava, não nos afastámos muito de Hobart. No bday do Di perdemos a cabeça e alugámos um carro por um dia! :) De manhã passeámos no mercado de Salamanca, tendo seguido depois para o Tasman National Park onde se pode visitar o Port Arthur (nós passámos…fácil de imaginar porquê!) e dali seguimos para o MONA (Museum of Old and New Art), a pouco mais de 10km do centro porque o dia estava demasiado chuvoso para visitar as famosas Great Oyster Bay e Bay of Islands :( Talvez numa próxima…! :) O MONA acabou por ser uma surpresa muito agradável, com exposições bem alternativas e especialmente entertaining! :) Vale muito a pena!

Birthday Treats
Tz23
Mercado de Salamanca
Tz26
Tz24 Tz25
MONA
Tz3 Tz4 Tz5 Tz6 Tz2 Tz1
A quem o dizem…

E pronto, seguem-se 15 dias absolutamente fantásticos em excelente companhia e com muitas festividades pelo meio, por isso quando virem o link no facebook (talvez daqui a dois meses)…leiam porque….