Regresso a Nanjing

    0
    888

    A próxima paragem embora muito curta, foi um regresso para o Diogo: Nanjing. Uma antiga capital da China e local de passagem obrigatório para uma visita ao Bryan e Isabelle e à Next Level (agência de going abroad / escola de inglês com a qual o Diogo colaborou durante 3 meses em 2012)!


    O comboio para Nanjing foi uma viagem algo atribulada…devido a problemas de comunicação com a senhora do guichet em Shanghai. Ela queria vender-nos bilhetes a 170 yuan  (20 euros) por cabeça mais ou menos e nós queríamos pagar pouco mais de 40 yuan (5 euros) que era o preço mais baixo que tinhamos visto na internet. A senhora não percebia e só nos apontava para o ecrã com aquele preço. Eis que surge um salvador brasileiro, perguntando se precisávamos de ajuda. “Obrigado” respondemos com esperança, “Falas mandarim” (ou “Cê fala mandarim?”). Não, não falo, mas tenho um tradutor no telefone. Obrigado amigo, mas de tradutores no telefone estamos nós cheios. Continuação de boa viagem.

    Voltámo-nos de novo para a senhora (ah, um aparte para dizer que nos primeiros 15 segundos de comunicação, quando os clientes atrás perceberam que aquilo não ia ser uma operação rápida, começaram a empurrar para se chegarem ao vidro e comprarem os seus bilhetes enquanto nós tentávamos comunicar com a dita senhora).

    Sorte a nossa que numa destas compras, um senhor comprou um bilhete para um dos comboios que também fazia o trajecto, ao preço que nós queríamos e que partia dentro de pouco tempo. Apontámos para o ecrã dizendo que também queríamos aquele preço. Ela encolheu os ombros e imprimiu os bilhetes. Nós clientes satisfeitos.

    Embarcando no comboio, digamos que o ambiente era pesado, mas fazia-se. O que não tinhamos percebido ainda é que íamos fazer 5h30m de comboio para uma deslocação de 200km…Quando apontámos para o ecrã no guichet, por sorte e azar conseguimos não só o preço mais baixo como também o comboio mais lento de todos os que partem para Shanghai (e são para aí uns 20 ou mais por dia).

    Cansados e depois de esgotarmos as baterias a ver séries no PC e de muita “pipa” (sementes de girassol), mas bem dispostos chegámos à estação. Claro que o facto de demorarmos 5h30 fez com que chegássemos às 00h05m aproximadamente, ou seja, o metro tinha acabado de fechar. Mesmo com a viagem de táxi de cerca de 3-4 euros, compensou largamente!

    Aqui está o nosso poiso para a curta estadia (não mostramos o interior por respeito com os mais sensíveis)

    DSC_0316

    Depois do descanso, passeio pela cidade para ver e recordar. Nanjing é uma das cidades chamadas de 2nd tier na China, não das mais populosas (“só” cerca de 5 milhões), mas ainda assim com grande impacto económico na região, muito desenvolvimento e muita indústria aqui e nas redondezas. A cidade em si tem ainda alguma história, a muralha antiga que a rodeava está bastante destruída (iremos a Xian ver uma intacta) assim como outros locais de interesse, devido à guerra com o Japão. O centro, esse está está completamente ocidentalizado, repleto de shoppings acima e debaixo da terra, com inúmeras marcas e conceitos asiáticos mas também ocidentais.

    DSC_0311 DSC_0313

    Visita ao Wal-mart, o supermercado do Diogo durante 3 meses em 2012, para compor o nosso pequeno-almoço.

    DSC_0300

    Edifício da Next Level

    DSC_0320

    As instalações por dentro (não a melhor foto infelizmente)

    DSC_0335

    85º – a padaria da esquina…mas um pão muito diferente do nosso…requer habituação! :)

    DSC_0303

     

    Pausa para almoço no Ajisen Ramen, cadeia de fast-food japonesa, baratinha mas delicious, com Ramen de Porco e Ramen de Marisco.

     

    DSC_0309 DSC_0310 DSC_0307 DSC_0306

    Passeio com os nossos anfitriões por Nanjing, mas tivemos que nos separar pois eles trabalhavam…

    DSC_0337 DSC_0340

    E seguimos para o Nanjing Massacre Memorial, um memorial impressionante que relata alguns eventos na altura da Segunda Guerra Mundial, nos conflitos entre paises asiáticos. Não vamos entrar em detalhes, mas acreditem que vale a pena a visita para quem passar aqui, e para se conhecer um pouco mais da história e de eventos ocorridos que têm pouco eco no Ocidente.

    DSC_0343 DSC_0345 DSC_0346 DSC_0349 DSC_0351   DSC_0363 DSC_0378

    Como transportar placas de 2metrosx1metro de forma barata na China. Que pergunta escusada…de mota claro!

    DSC_0388

    De regresso da visita para o jantar, infelizmente não Xiao Long Bao…mas outros petiscos:

    DSC_0341

    Mas antes das imagens do banquete chinês, uma visita a um supermercado ocidental em Nanjing. Olhos atentos vislumbrarão marcas bem nossas conhecidas nas prateleiras :)

     

    DSC_0328


    Agora sim o jantar tão aguardado e delicioso. Num restaurante que…se passássemos ao lado dele em Portugal, mereceria uma chamada à ASAE, ou seja, seguramente é de experimentar :)

    Se se virem na China, acreditem que comer num restaurante nem sempre é fácil, mas não se fiquem pelo fácil, arrisquem e peçam o menu. Muitos deles têm menus com imagens e dá para perceber o que são os pratos…mais ou menos :)

    Mas garantimos que vale a pena o risco. Façam o que fizerem, tentem pelo menos fixar estas imagens e peçam estes pratos na China. Deliciosos. Garantia Pegadas.

    DSC_0326

    Kung pau Chicken…32

    DSC_0324

    Fried Eggplant…tão, tão bom!

    DSC_0323

    Prato Estrela – Sichuan Pepper Chicken (pedaços de galinha frita com amendoim e pimenta sichuan…a pimenta é das mais picantes que existe, adormece a boca e língua, mas tentem não a provar…comam o frango e amendoins apenas!

    DSC_0322

    Fried Chinese Cabbage – simplesmente Yummy, este está no top 10 de sempre!

    DSC_0325

    Após o repasto, algumas compras para a viagem de comboio e a despedida dos nossos anfitriões antes da partida para Beijing! (desta vez a Isabelle fez-nos o favor de nos comprar os bilhetes online, o que ajudou bastante :D)

    DSC_0400 DSC_0403 DSC_0411

    Próxima paragem: capital! Stay tuned!


    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here