Próximo destino: Fujisawa!
Fujisawa é uma cidade que pertence à área metropolitana de Tóquio, distando cerca de 46 km da mesma. Nós fomos lá parar porque com apenas mais seis dias no Japão e um orçamento que já só nos permitia visitar cidades num raio de 100 kms, comer em convenience stores e dormir em hostels (ou casas) ao preço da chuva japonesa, foi lá que conseguimos conjugar todos estes requisitos. =)
O modo mais barato que encontrámos para nos deslocarmos de Nara para Fujisawa foi uma combinação de comboio de Nara – Kyoto (cerca de 6€ pp, 50 minutos) com autocarro de Kyoto – Kawasaki (43€ pp, 8h30) e, por fim, com comboio de Kawasaki – Fujisawa (cerca de 4€ pp, 45 minutos). Total de 53€ pp. Da viagem convém mencionar o quão confortável (em comparação com as experiências na Índia, autêntico luxo) o autocarro era. Estofos em veludo suave, entretenimento, set de headphones individual, garrafas de água e hospedeira de bordo. Até as estações de serviço nas quais parávamos eram brutais! Tinham verdadeiros food courts lá dentro e barraquinhas fora, ah e já para não falar no wc que era todo quitado! Enfim, Japão!! =)



Para além do autocarro, a viagem em si foi muito tranquila e as paisagens são fantásticas! Se tivessemos ido um pouco mais cedo, teríamos visto o Monte Fuji à distância, mas infelizmente quando passámos essa zona já não dispunhamos de luz do dia para o avistar. Chegámos a Kawasaki já perto das 22h e ainda tínhamos de apanhar o comboio para Fujisawa. Ouch, já era um pouco tarde, sobretudo porque em Fujisawa íamos ficar num quarto que reservámos via airbnb, quarto esse que fazia parte de uma casa onde vivia uma família que, por conseguinte, teria de ficar acordada à nossa espera para nos abrir a porta e receber. :/ No pressure! Felizmente o autocarro deixou-nos perto da estação de comboios de Kawasaki e nem quinze minutos depois lá estávamos nós, naquilo que comummente se chama “lata de sardinhas”, tantas eram as pessoas dentro daquele comboio que certamente seguiam para casa depois do trabalho. Pelo que percebemos, Kawasaki é uma grande cidade industrial, onde muita gente trabalha e também onde muitos habitam, dado fazer parte dos subúrbios de Tóquio. Daí a multidão.
Chegámos a Fujisawa tarde e a más horas e ainda por cima sem sucesso em apanhar o Hiro (rapaz da casa onde íamos ficar) ao telefone. E para melhorar a coisa estava a chover e o GPS não funcionava! O_o Bem, tentámos a nossa sorte pelo caminho que pensávamos ser o certo e poucos metros à frente, abrigados num toldo de um prédio, estávamos oficialmente perdidos. Não havendo muito mais a fazer, mostrámos o nome da rua para onde queríamos ir a um senhor que vimos na rua e, por sorte, ele era extraordinariamente simpático e levou-nos até à porta do nosso destino!! Brutal, se há impressão com a qual ficámos dos japoneses é a de o quão simpáticos eles são!! Extraordinário!
E foi naquele momento que este post de Fujisawa ganhou o seu enorme valor, no momento em que conhecemos o Hiroki e os seus adoráveis progenitores. =) O Hiroki é um rapaz dos seus trintas (assumimos, na verdade nunca perguntámos) de uma simpatia e simplicidade que não cabem nestas palavras. Traços esses que certamente herdou dos pais, pessoas que nos acolheram como se fossemos, literalmente, da família deles. Só para terem uma noção, nós ficámos três noites em casa deles, mas apenas duas em “regime de airbnb”, isto é a pagar, porque na última eles insistiram que ficassemos sem pagar nada (foi uma espécie de transição de airbnb para couchsurfing). =) Mas muito mais marcante e revelador do bom coração e da simpatia daquelas três pessoas foi mesmo o acolhimento diário que eles nos ofereceram. No dia em que chegámos (tarde e a más horas) tinham o jantar na mesa à nossa espera!
Jantar à nossa espera à chegada a Fujisawa…caril de vegetais…yummy:
Torta de Chá Verde recheada com Natas de Chá Verde e Feijão…bem agradável por sinal:
No dia seguinte de manhã prepararam-nos pequeno almoço japonês e mais tarde, um almoço igualmente delicioso. Tudo isto sem pagarmos nada!! Acreditem que apesar de considerarmos tudo que é free nesta viagem uma grande mais valia, já nos sentíamos mal, mas eles insistiam e explicavam “this is no business, we do it for the experience”!! A sério que delíciaaaa de pessoas!!!!! Foram mesmo três dias hilariantes!!! No segundo dia, um sábado, o Hiro dedicou-nos a tarde para nos mostrar um pouco de Fujisawa. É uma cidade pacata, rodeada por montanhas e mar e, nada melhor que visitá-la pelas pegadas de um local. =)

Nesse dia, à noite, nós cozinhamos para eles aquele que acreditamos ter-se tornado no prato português desta viagem – bifinhos de frango com arroz e molho de cogumelos!!!! =) E eles adoraram! Como os pais do Hiro não falavam inglês, a interacção era absolutamente hilariante, mas no final todos nos entendemos e acabámos por passar um excelente serão e acordar que os três nos iriam visitar a Portugal, a partir do próximo ano. =)
No dia seguinte, o Hiro dedicou-nos todo o domingo para nos mostrar a cidade de Kamakura, que fica a cerca de 7 km de Fujisawa. Fomos de comboio e na verdade não sabemos quanto custou, porque o Hiro passou o cartão dele na máquina e não nos deixou pagar. Wow se isto já soava mal na altura, agora escrito não fica nem um pouco melhor! Mas é a verdade, aquele ser absolutamente generoso não nos queria deixar pagar nada alegando “I want to make sure you guys we’ll have enough money to return home from south america”! Hahhahahah só de lembrar, dá vontade de rir! Que hilariante! =) Kamakura é outro cenário idílico, adornado por templos, parques e um HUGE buda!! O dia foi muito bem passado, pese embora todas as negociações que tivemos de fazer com o Hiro, mas desta vez para nos deixar pagar alguma coisa. Fomos bem sucedidos no almoço, que acabou por compensar um pouco os gastos dele, ainda que a intenção não fosse a de compensar, mas sim a de retribuir. =)
Voltámos pouco antes de anoitecer, porque o Hiro ainda ia jantar com um amigo a Tóquio (cerca de 40 minutos de comboio) e mal chegámos a casa, estavam os pais dele à nossa espera para nos oferecerem o jantar. Acham isto normal??? Estas pessoas não existem!!!!! Provavelmente estão-se a perguntar porque é que nós não recusámos e não lhes poupámos o esforço e custo, mas pelo que percebemos eles tinham genuinamente gosto em preparar-nos aquelas delícias japonesas e interagirem um pouco connosco. Uma dessas interacções foi por demais engraçada… o Hiro já não estava e, portanto, a comunicação fazia-se essencialmente por gestos e qual não é o nosso espanto quando os pais trazem o computador à nossa beira, enquanto nós terminávamos o jantar, viram o ecã para nós e mostram-nos o google translate aberto (japonês-inglês) a dizer “refill?”!! Hahahaha nós prontamente dissemos que não, mas ainda nos rimos um pouco com eles. =) Fica no ar a questão “será que parecíamos assim tão esfomeados?”. =)
No outro dia, bem cedo, despedimo-nos do Hiro que estava de saída para o trabalho (ele é um software engineer que desenvolve software usado nas torres de controlo do aeroporto de Narita, em Tóquio!…Nice!!), agradecendo a acolhedora estadia e reforçando o convite para nos visitarem em Portugal, no próximo ano (ou quando quiserem a partir de Julho de 2014).
Antes de sairmos ainda tomámos o pequeno almoço na companhia da mãe do Hiro (ela já tinha tomado, preparou foi o pequeno-almoço para nós…que fofa!) que carinhosamente escreveu num papel algumas palavras em japonês com tradução em português (“olá”, “bom dia”, “obrigada”, eram algumas das que ainda recordámos, porque infelizmente não nos lembrámos de fotografar o papel). Que senhora simpática e bem disposta! Pouco depois ela acompanhou-nos ao portão da rua e despediu-se de nós já um pouco emocionada…^^ (e nós também…).
E foi isto. Fujisawa marca esta nossa viagem como a cidade do acolhimento, da generosidade e da simpatia japonesa. Lovely.
Siga para Tóquio.


















































































viram o ecã para nós e mostram-nos o google translate aberto (japonês-inglês) a dizer “refill?”!! Hahahaha AHAHAHAHAHAHAH já me ri muito hahahahahahhahaha :P
essa senhora é a maior delícia! <3
ohhhhh que fofaaaa!!ke gente maravilhosaaa! :-)
Incrível a hospitalidade, de facto
Oh pah, já mereciam assim um tratamento para relaxarem um pouco :) fico contente por haver gente como essa senhora, capaz de tanta simpatia e generosidade para duas pessoas claramente esfomeadas :D ;) eheheh
O que era aquele sitio com aqueles cartões cor de rosa que pareciam postais? :)
Beijinho**