De Hue a Ho Chi Minh na companhia do Carlos ;)

668

Dado o vergonhoso atraso de mais de dois meses que este singelo blog traz às costas, decidimos juntar o relato das nossas pegadas por cinco cidades vietnamitas num só post. Vamos caminhar em direcção ao sul, porque…”the winter is coming”! ;)

HUE

Ora bem, bilhetes de comboio de Hanoi para Hue fresquinhos na nossa mão (que conseguimos dada a eficaz persuasão da Sara, já que a senhora da bilheteira em Haiphong não estava muito virada para nos vender um bilhete para um comboio que não partia daquela estação), fomos abancar à porta de um hotel na expectativa de apanharmos wifi de graça para assim marcarmos o poiso de Hue.

“Nós vivemos de roubo e caridade!”…engraçado perceber o quanto isto é verdade em alguns momentos desta viagem! ;)
(e por “roubo” entenda-se frasquinhos de shampos, amaciadores e afins dos hotéis onde nos é possível pernoitar e as toalhitas, phones e afins dos aviões por onde passámos!) :)

Ficámos três dias em Hue, dois dos quais quase sempre dentro do hotel, já que as ruas se tinham transformado em canais, no espaço de poucas horas. Não chegámos a visitar a cidade imperial e pouco mais vimos do centro da cidade, mas ainda conseguimos visitar a DMZ (zona desmilitarizada, sugestão do RR) e, mais importante ainda, reencontrar o Carlos!!! :)

Nós saímos do cruzeiro em Halong Bay sem o contacto dele e estávamos precisamente a lamentar esse facto enquanto caminhávamos para o nosso hotel, quando…quando encontrámos o dito cujo moço na recepção, acabadinho de fazer check-in!!!!! Muito bom!!!
I guess there are things that are meant to be, right? :)

DSC_0686 DSC_0715 DSC_0717 DSC_0721

Maravilhoso pequeno-almoço a preços que nunca mais vamos ver nesta viagem…e free refill em café vietnamita (combinação perigosa dado que é adoçado com leite condensado…viciante!)

IMG_3181'

Antiga base militar e início do tour à Zona Desmilitarizada (“DMZ”)

DSC_0753 DSC_0804 DSC_0771 DSC_0766 DSC_0777 DSC_0784 DSC_0756 DSC_0757

Visita aos túneis de Vinh Moc (construídos pelos locais para abrigarem famílias inteiras dos bombardeamentos)

DSC_0856  DSC_0862

Respiradouro para a circulação do ar nos túneis

A antiga fronteira Norte-Sul

DSC_0895 DSC_0910

HOI AN

Bem, Hue praticamente por ver e seguimos caminho para Hoi An num dos poucos autocarros a fazer esse percurso, dado a estrada ainda não estar em muito bom estado. Foi uma viagem relativamente curta (4h) e muito barata (2€ pp), mas o que vale a pena recordar é o autocarro em si…o “raining bus”, como nós carinhosamente o decidimos apelidar. :) É que mal entrámos percebemos que só nos poderíamos sentar nos lugares junto ao corredor, porque os do lado da janela estavam a ser inundados pelas muitas gotas que caíam do AC avariado mesmo em cima do assento! Ainda bem que o autocarro passou primeiro no nosso hotel, porque acreditem que os últimos a entrarem sentaram o rabinho em refrescantes pocinhas de água. Foi nessa mesma viagem que conhecemos um casal da terra de “nuestros hermanos”, desta vez de Barcelona, que em poucos minutos nos encantou com tanta simpatia e boa disposição (ambos sentados nos lugares junto à janela…) ;)

Hoi An encantou-nos durante três dias, mas mais uma vez mais pelas pessoas com quem partilhámos a viagem do que pelos sítios que visitámos porque, nos primeiros dois dias, o centro da cidade por onde se espalha o típico mercado de rua estava completamente inundado. Ainda assim conseguimos, mais no último dia, visitar uma boa parte do centro e regatear o preço das tangerinas no mercado! :)
Hoi An é uma cidade bem simpática, com um centro repleto de lojinhas onde se podem comprar fatos, vestidos e afins feitos à medida em muito pouco tempo e relativamente baratos (para quem não se encontra nestas andanças), magníficas malas em pele e muitos outros artigos bem originais que fazem as delícias dos muitos turistas que por ali se passeiam! A par do café, o sector têxtil deve ter um peso considerável na balança comercial do país…algo que se vê bem nas ruas das principais cidades pelas quais andámos.
No último dia tivemos o prazer de jantar com um simpático casal germano-italiano e, claro, com o Carlos, selando assim a nossa curta visita à cidade dos “calmos encontros” (tradução literal de “Hoi An”).

DSC_0037  DSC_0052 DSC_0055 DSC_0062 DSC_0068 DSC_0070 DSC_0084

DSC_0081 DSC_0076 DSC_0070 DSC_0092 DSC_0093 DSC_0098

Ruas já transitáveis depois do temporal

DSC_0103 DSC_0106 DSC_0112 DSC_0117 DSC_0120 DSC_0099 DSC_0100 DSC_0101

A famosa e deliciosa “papaya salad” (Restaurante Mermaid…vale bem a pena!)

DSC_0174 DSC_0183

Outras ruas…nem tanto…

DSC_0198 DSC_0201 DSC_0122  DSC_0251 DSC_0296 DSC_0298

Outro bom restaurante…e barato para não destoar! Bem local e atendimento excelente.

DSC_0315 DSC_0320 DSC_0338 DSC_0207 DSC_0243 DSC_0247 DSC_0342 DSC_0349 DSC_0356 DSC_0369 DSC_0370 DSC_0379 DSC_0387 DSC_0392 DSC_0394

DANANG e MUI NE

Já um pouco saturados da chuva (pedimos desculpa de antemão a todos aqueles que estão a passar um inverno rigoroso, mas a verdade é que nós temos andado sempre de mãos dadas com o Verão, por isso chuvinha e frio já provocam uma certa reacção alérgica ;P ), decidimos seguir caminho para uma das praias mais cotadas do Vietname – Mui Ne.
Podíamos fazer uma viagem de cerca de 17h de autocarro directamente de Hoi An para lá ou então, apanhar um bus para Danang e daí seguir de comboio para Mui Ne. Optámos pela segunda por preferirmos comboio e para também termos oportunidade de pôr a vista em cima a Danang.

Chegados a Pan Thiet, que ficava a menos de 30 km de Mui Ne, decidimos partilhar um táxi com uma moça norueguesa que veio connosco no comboio e também queria ver praia. Enfim, filme brutal porque os taxistas daquela zona tinham como máxima extorquir o turista, por saberem que a única hipótese de sair dali a um preço razoável é apanhando um bus local que ainda ficava a uns kms consideráveis, distância essa que eles também cobravam a preço de ouro. Enfim!
Depois de termos saído do interior de dois táxis, cedemos ao cansaço e à falta de paciência e entrámos num que nos fez um preço ligeiramente mais baixo, mas que mais tarde percebemos que nos tinha deixado a uns bons 8km do pretendido. Ai vida!
Bem, praia finalmente! Já não víamos praia há quase dois meses,no entanto foi uma sensação de alegria que durou poucos minutos…Mui Ne não tem nada para se ver! É assim, não é o fim do mundo, mas não está longe…! ;P É uma cidade piscatória, com um mar ideal para kitesurf e repleta de russos! Um paraíso, portanto!
O melhor de Mui Ne…o Carlos!:))
Bem, o Carlos e os mergulhos que a Sara dava nas piscinas dos resorts como se lá estivesse hospedada! Priceless! :)

DSC_0456 DSC_0447

Comboio para Mui Ne

O frango assado de uma senhora local que preencheu toda a nossa cabine de um cheiro não muito agradável para adormecer…

DSC_0501 DSC_0572 DSC_0540

Mui Ne resumido numa foto…

Valeu pelos resorts “emprestados”…

Pelos pequenos-almoços e comida em geral…

Pelas panquecas com leite condensado em específico…

… mas sobretudo pela companhia! :)

HO CHI MINH

No dia seguinte partimos para Ho Chi Minh, num sleeper bus todo quitado e a 10€ pp (8h de viagem). Muito gostávamos nós de fazer o resto das viagens num destes e, sobretudo, a este custo/hora!!

A sensação, mal se vence o trânsito à entrada da cidade, é de encontrar a capital do Vietname, tanta é a agitação, o barulho e os néons no topo dos prédios. Hanoi é diferente, não negando a intensa agitação que também por lá se vive, Ho Chi Minh respira mais betão, luzes e poluição.
Passámos 4 dias de muito pouco turismo, mas de muito lazer na companhia do Carlos e da saborosa Saigon. :)
Na verdade não há muito mais a fazer no centro de Ho Chi Minh, sendo que toda a actividade que atrai os turistas se concentra no mercado e na movimentada rua de Bùi Viên (lojas, restaurantes, bares, bares, hostels, hostels). Valerá a pena visitar a zona do Mekong Delta  (Ben Tre), a cerca de 40 km pelo próprio pé ou numa visita organizada, algo que nós acabámos por não fazer, no entanto.

DSC_0808 (2)

DSC_0818 (2)

A simpática padaria/confeitaria que nos “preencheu” em Saigon:

O pessoal também ficou nosso fã!

Jantarada com o Carlos: tarte de caracóis…pelo menos dizia o menu…

DSC_0802    DSC_0805 (2)

DSC_0888 DSC_0902

DSC_0831 (2)

O Vietname cativou-nos por três semanas, mas foi claramente a zona Norte a que mais nos seduziu…como sempre! :)

Segue-se um amanhecer digno de registo…tenham paciência pelo próximo post, por favor! :)

Carpe Diem!

3 COMMENTS

1. Seus malandros! Só passeio e nada de escrita!
    Ainda venho cá ver as novidades… ( e de forma muito egoísta perceber se vêm mais cedo para a PS ser devolvida :-p)

Beijinhos e continuação de boa viagem!

• É verdade sim senhor, mea culpa (ou nostra culpa)…é fácil esquecermos as nossas responsabilidades para com os nossos seguidores que merecem muito melhor. Já por isso mesmo estamos a terminar o próximo :)