Hanoi, Cat Ba e Ha Long Bay

    0
    934

    Mais uma longa viagem de comboio, passada com noodles instantâneos e na companhia do Walter White, para um final pesado de Breaking Bad. Desde já recomendamos a série (não sendo violenta, é pesada). Às 3 ou 4 da manhã tocou o sino do desembarque e toca a acordar todos os passageiros para a passagem da fronteira do Vietname. Um a um, parecia uma fila de condenados, de malas e mochilas às costas, tudo a morrer de sono, mas ainda assim com boa disposição! Entrega de passaportes aos oficiais locais (sempre o momento mais assustador, quando por um segundo pensamos que vão desaparecer e vamos ficar bloqueados num país onde não compreendemos a língua!).

    DSC_0206 DSC_0207


    De volta ao comboio mortos de sono para tentar dormir 2 ou3 horas que era o tempo que o comboio demorava a chegar a Hanoi. Desta vez não teria sido mau se o comboio se tivesse atrasado!!!
    Chegados à estação começou o “marralhanço” já esperado pois àquela hora da noite (nem 6 da manhã eram) não íamos ter transporte público. Acordámos um valor em yuan (sempre versáteis no sudeste asiático) inflacionado em pelo menos 25% mas àquela hora negociar mais do que 2 minutos era uma tortura!

    O taxista deixou-nos no nosso hostel que, não surpreendentemente, estava encerrado. Arriscámos no entanto a campainha e um simpático senhor deixou-nos entrar e melhor ainda ficar no sofá da entrada onde ainda que rebentados la aguardámos pelas 9h dormitando quelque chose. Antes do check in ainda tivemos um bónus: free breakfast! Onde é que alguma vez nos davam isto no primeiro mundo?! Mas a melhor parte do pequeno almoço não foi o facto de ser grátis mas sim o facto de nos dar o primeiro contacto com o café vietnamita (na verdade o segundo para o Diogo, certo sr. Arquitecto Paisagístico?). DELICIOSO! Dupla filtragem, fa lo parecer espesso e concentrado e depois adoçado com leite condensado e uma bebida digna de deuses!
    Depois desta dose de energia aplicámo-la logo de seguida numa soneca no quarto onde aí sim recuperamos energias!

    O hostel kangaroo parecia um edifício da ribeira estreitinho mas alto e os quartos pareciam ter 50 anos com telefones antigos no interior mas bem limpos e simpáticos!

    DSC_0217

    Estávamos situados no Old District bem no centro de Hanoi onde se podem observar as casas e edifícios antigos com estilo francês fruto da influência deste país durante os anos de presença no Vietname. As ruas do centro são absolutamente caóticas preenchidas por alguns carros e centenas e centenas de bicicletas e motas, o meio preferido de transporte por estas bandas…de longe! Qualquer passeio no centro exige olhar atento para o tráfego pois os passeios estão bloqueados muitas vezes com dezenas de motas também, obrigando o peão indefeso a por o pezinho na estrada a cada 10 metros e portanto a obrigar o tráfego a desviar-se ou então a levar mesmo com alguns espelhos nos braços. Nada de mais, mas e uma experiência por si só.

    As ruas do centro são um passeio incrível para se ver cafés vietnamitas em cada esquina, restaurantes bem locais com cadeiras de plástico e mesas tamanho para bebes mas onde se juntam graúdos para se deliciarem com as iguarias vietnamitas regadas com as cervenas locais. Inúmeras lojas têxteis, muitas de indianos com fatos na hora, lojas de brinquedos a pontapés e os mercados de rua com venda de legumes, frutas, carne, peixe, marisco e street food para todos os gostos!

    DSC_0218

    DSC_0224

    DSC_0267

    DSC_0270

    DSC_0272

    DSC_0277

    DSC_0280

    DSC_0305

    DSC_0309

    DSC_0312

    DSC_0328

    DSC_0330

    DSC_0331

    DSC_0346

    DSC_0347

    DSC_0332

    DSC_0260

    DSC_0261

    DSC_0262

    Deliciamo nos co os crepes feitos por uma simpatica senhora que nos pediu pra promovermos a loja dela (dado quenos crepes eram mesmo bons fica a foto abaixo para quem la quiser ir e degustar uma pratada deles por menos de 1 euro), os tradicionais crepesvietnamitas e ddliciosos pho em cada eswuina entre muitasoutrasiguarias. Como reforco a meio do dia iamos comprando sncks a estas senhoras que abundavam nas ruas! Nao esquecer a cerveja local qualquermarca mas saigon especialmente: boa e ao preco da chuva.

    DSC_0250

    DSC_0239

    DSC_0240

    Nesta cidade ainda deu tempo para um corte “à antiga”, com preços ainda “em escudos”:

    DSC_0334

    DSC_0336

    DSC_0338

    DSC_0342

    Após 2 dias em Hanoi partimos em direção a ilha de Cat Ba com o intuito de visitar a tão ansiada Ha Long Bay! Fizemos a ligação de bus com barco que e a mais económica (quem fizer pelas agências em Hanoi ou mesmo hotel paga bem mais!) e chegámos a Cat Ba já ao final do dia! Uma ilha mínima mas muito muito tranquila e relaxante depois da agitação de Hanoi! Adorámos o nosso hotel sobre a baía, o staff que era composto por uma adorável família e o restaurante do hotel! Da única vez que não comemos lá, arrependemo-nos! Para além de ser o mais barato que encontrámos tinha de longe a melhor e mais “caseira” comida. :)

    DSC_0024

    DSC_0087

    DSC_0100

    DSC_0123

    DSC_0184

    DSC_0218_1

    DSC_0200

    DSC_0202

    DSC_0205

    DSC_0228

    DSC_0250_1

    DSC_0255

    Neste hotel passámos ainda uma aventura de nome Hayan! No segundo dia optámos por não fazer o tour de Ha Long preferindo ficar no hotel a planear. Pois o tempo pregou-nos uma bela partida e no dia seguinte já não era possível fazer o tour pois os mares estavam agitados e o vento a soprar forte dado que se aproximava o furacão Hayan que tinha acabado de devastar as Filipinas e que resolveu vir de encontro ao Vietname afectando a nossa zona. Nesse dia começaram os relatos de evacuação de cidades costeiras na zona central como Hue e optámos então por permanecer em Cat Ba e aguentar até que a tempestade passasse. No dia seguinte ficámos a saber que a tempestade tinha alterado o curso para norte prevendo-se a passagem do “olho da tempestade” na nossa pequena ilha! Nem de propósito! Trocaram-nos para um quarto no 2o andar (estávamos no 7o) mas na verdade foi um upgrade com janela sobre a baía para vermos a chegada da tempestade na primeira linha o_O!
    Depois de uma manhã invulgarmente calma para o contexto começaram os preparativos com o recolher de objectos na rua (para evitar o seu voo e colisão), barricada de portas e janelas no rés do chão, cortes de luz e as ruas começaram a ficar desertas com o final do dia. Pelas 19h decidimos ir comer algo ao restaurante para depois aguardarmos a tempestade no quarto mas surpresa…portas já barricadas e luz cortada até à manhã seguinte…lá explicámos que não tinhamos comido nada (a bom tuga tudo para a última) e presentearam-nos simpaticamente com duas velas, uma pratada de arroz e duas bananas. Quando viram a nossa cara a olhar para o tabuleiro acrescentaram mais duas bananas. Acomodados, lá subimos ao nosso quarto para um jantar pouco variado mas à luz das velas :) haja boa disposição pelo menos! Seguiu-se visionamento de filmes e séries até esgotarmos as baterias dos pcs.

    O furacão felizmente já se tinha transformado em “apenas” tempestade tropical e lá atingiu a ilha pouco depois da meia noite com a Sara em sobressalto toda a noite e o Diogo tranquilo nos braços de Morfeu. Nada de mais, apenas ventos fortes e mar agressivo mas tirando alguma vegetação destruída o impacto foi reduzido.

    Antes da tempestade...
    Antes da tempestade…
    Durante a tempestade...
    Durante a tempestade…
     Durante a tempestade 2...
    Durante a tempestade 2…

    DSC_0290

    DSC_0292

    Next day, finally negociámos a nossa tour de Ha Long Bay onde o melhor preço da ilha foi também no nosso hotel! Incrível serviço! Com partida agendada para início da manhã, depois de um reconfortante pequeno-almoço com café vietnamita, baguete e omelete lá partimos no barco com mais alguns outros turistas.

    DSC_0306

    DSC_0315

    DSC_0318

    DSC_0320

    DSC_0325

    Um silêncio enorme no barco, uma paisagem que inspirava respeito e impressionava com as gigantes pedras a emergirem da água. Um passeio dispensável por uma gruta dentro de um rochedo (não era mau, mas para quem já viu estalactites e gmites, não acrescentava muito). Parámos depois para um passeio de kayak numa espécie de lago abrigado pelas rochas. Um passeio excelente pelas rochas e grutas presentes e a cada mini lago em que entrávamos podíamos berrar a plenos pulmões e escutar o eco repetido vezes sem conta pelos rochedos. Mágico!

    DSC_0327

    DSC_0395

    DSC_0401

    DSC_0409

    DSC_0445

    DSC_0449

    DSC_0444

    DSC_0477

    DSC_0454

    Seguiu-se o almoço em que o grupo se dividiu em 2. Ficámos com 3 suíças muito pouco comunicativas (mais timidez que antipatia) e 1 casal de britânicos idem idem aspas aspas. Almoço não foi mau, mas para o que estávamos habituados até então…depois de almoço e enquanto tirávamos fotos no interior do barco encetámos conversa com um dos viajantes: o mui simpático Carlos de Tui, bem pertinho do nosso lar! O mundo é pequeno! Acabámos por ficar à conversa com o segundo grupo no top do barco durante a segunda parte do passeio, por sinal a mais agradável com o tempo a melhorar também! Um casal italo-croata bem simpático também ajudou a animar a tarde e trocámos impressões sobre viagens durante o resto do passeio. A última paragem foi noutra baía abrigada com uma pequena ilha por perto onde o barco parou e recebemos autorização da tripulação para mergulhar!!! O barco tinha um piso superior onde nós estávamos com uma altura considerável mas não intimidou. Os primeiros mergulharam de pé, mas depois vai o Dioguinho de cabeça para a água abrindo as hostilidades! Tudo na galhofa e tudo a atirar-se para a água a tirar fotos dos saltos! Água deliciosamente refrescante deu para terminar o passeio em beleza.

    DSC_0453

    DSC_0466

    DSC_0530

    DSC_0552

    DSC_0547

    DSC_0543

    DSC_0551

    DSC_0553

    DSC_0560

    DSC_0579

    DSC_0534

    DSC_0431

    DSC_0581

    Pouco depois subimos para o barco para secar e veio uma espécie de jangada a motor recolher-nos pois tínhamos pedido para sair mais cedo para apanhar o autocarro para Haiphong para conseguirmos ir de comboio para Hanoi e depois Hue ainda nessa noite! Tínhamos que compensar o tempo perdido! Depois das despedidas dos amigos do barco (alguns dos quais também iam para Hue mas mais tarde) embarcámos na jangada para um emocionante regresso a Cat Ba atravessando Ha Long Bay com receio de naufrágio a cada segundo mas sempre deslumbrados com a paisagem! Certo é que o nosso condutor lá nos fez chegar à ilha e desembarcámos num pequeno porto onde já esperavam dois condutores de mota para nos levarem ao hotel. Quando comprámos a viagem desconfiámos que algo pudesse falhar mas nada! Viagem delirante pelas colinas de Cat Ba e passados 15 minutos chegámos ao hotel! Recolhemos as malas, despedimo-nos da família e aguardámos pelo bus numa padaria mesmo ao lado que apenas experimentámos no último dia mas onde nos deliciámos com pãozinho e bolinhos tendo levado alguns para a viagem de comboio.

    DSC_0586

    DSC_0587

    DSC_0590

    DSC_0593

    DSC_0609

    DSC_0629

    DSC_0631

    DSC_0652

    DSC_0665

    Por sorte conseguimos bilhete nessa noite de Hanoi para Hue (geralmente recomenda-se a compra com 1 ou 2 dias de antecedência) mas felizmente correu bem!

    Next stop Hue!



    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here