De visita à cidade imperial

521

Mais uma longa viagem de comboio, desta vez em AC2 (4 camas) e eis que chegamos à cidade imperial. Beijing presenteia-nos com um clima há muito não sentido por nós…um belo dia de sol temperado com aquele friozinho agradável. Hmmm feels good to be in the North… :)
Ainda hesitámos em caminhar até ao hostel que ficava a cerca de 5 km da estação, mas com um dia daqueles um último esforço antes do verdadeiro descanso dos guerreiros valia muito a pena! :)

Pelo caminho decidimos passar pela embaixada do Vietname para tratarmos do visto o quanto antes, pois estávamos numa sexta-feira e mesmo optando pelo urgente teríamos de ficar em Beijing, no mínimo, até terça. Por mais que Beijing tenha muito para oferecer, a capital nunca é o sítio mais barato para se ficar, por isso quatro dias parece-nos a conta certa. We’ll see…
O “bairro das embaixadas” é um bairro da pinta, no doubt about it! De ruas muitos amplas e seguranças por tudo quanto era esquina, percebia-se a qualidade de vida elevada de quem por ali morava e trabalhava. Engraçado perceber a manifesta presença russa por aquelas bandas – centros comerciais, restaurantes, cafés, turistas a passearem-se pelas ruas – eles estavam por todo o lado. Bem, a verdade é que também não estão longe de casa. Já nós…

Já famintos e cansados de procurar a embaixada, a qual estava fechada quando lá chegámos, pausámos num restaurante vietnamita para ingestão de algumas calorias e fazer tempo até à reabertura da embaixada (às 14h). Comida absolutamente deliciosa, apesar de não muito barata (6€ no total).

Sem passaportes e com menos 140€ na carteira (custo de dois passaportes urgentes, uma entrada, 30 dias, para o Vietname) seguimos a caminhada para o hostel. Acabámos por entrar no metro um pouco mais à frente, porque já não haviam pernas que aguentassem.
Metro em Beijing – efeito “sardinha enlatada” e 0,25€ seja qual for a distância.

Feito o check-in no hostel mais baratinho e bem localizado que conseguimos encontrar (a cerca de 10 minutos a pé da entrada da Cidade Proibida), aproveitámos o resto da tarde para conhecer e degustar a já habitual street food. Quando chegámos ao principal mercado de rua, os néons e os turistas eram tantos que assumimos de imediato que aqueles petiscos teriam um significativo aumento de preço e óleo, bem ao agrado dos vendedores e clientela, respectivamente. Bem dito, bem feito! O Diogo, turista repetente em Beijing, confirmava a suspeita e reclamava face à degradação daquilo que foi em tempos um excelente spot para provar e degustar iguarias deliciosas e baratas. Enfim…provámos apenas uma e seguimos caminho para jantar num baratinho food court de um dos muitos centros comercias da zona.

Uma visita a Beijing tem, no mínimo, três paragens obrigatórias.

A nossa primeira paragem foi a cidade proibida, a antiga casa do imperador. Estamos a falar de uma autêntica cidade dentro de Beijing, absolutamente monumental! Tem cerca de 90 ha adornados com templos, jardins, pátios enormes e muitos, muitos turistas que por lá se passeiam, especialmente ao fim de semana…timing perfeito para nós também darmos lá um saltinho! :)

Passadas 3h de visita ainda nem um terço tínhamos visto, pelo menos não em detalhe, mas foi o suficiente para nos deslumbrar (no caso do Diogo, pela segunda vez). A entrada custa cerca de 8€ e se tiverem oportunidade de se passear por estas bandas, aconselhámos vivamente a levantarem-se cedinho para se perderem com tempo na imponência desta cidade.

DSC_0454 DSC_0453  DSC_0457 DSC_0473 DSC_0488 DSC_0495 DSC_0496 DSC_0498 DSC_0507 DSC_0530 DSC_0532 DSC_0535 DSC_0556 DSC_0623 DSC_0629 DSC_0633 DSC_0638

Segunda paragem e, inquestionavelmente, um dos sitios mais inspiradores, puros e igualmente imponentes que já visitámos até então…a Muralha da China!! Ok, é mesmo necessário enfatizar o quão fantástico aquele sitio é!!! É certo que o dia em que escolhemos fazer esta ansiada visita é per se um dia extremamente especial – 29 de Outubro :) – e portanto já antecipávamos um dia em grande, mas o céu absolutamente limpo e azul decorado com um sol brilhante e reconfortante e um friozinho bem auxiliador da intensa e longa caminhada à qual nos tínhamos proposto selaram o rol das condições perfeitas para uma visita memorável. :)
Foi uma experiência única!! A cada passo, a cada vislumbrar de natureza, de muralha e boas vibrações que aquele sitio e aquelas pessoas emanavam, lá saí-a uma foto! Tudo merecia ser registado, mas nada consegue ser verdadeiramente captado até pela objectiva mais topo de gama do mercado…É um local grandioso, que transcende qualquer descrição e que merece sim ser sentido.

A muralha fica a menos de duas horinhas de autocarro do centro de Beijing e existem, essencialmente, duas opções para lá chegar: ou numa visita organizada ou  pelo teu próprio pé, isto é, pesquisar se existem autocarros públicos que façam o trajecto, de onde saem, a que horas e a que preço.
Facilmente conseguem esta info em blogs de viagens…como este :)

Ora bem, a primeira opção ficava por 35€/pessoa numa visifa organizada pelo hostel com pequeno almoço, almoço, entrada e teleférico para a muralha incluídos. Já a segunda descia para 19€/pessoa, valor respeitante ao preço do autocarro (ida e volta), entrada para a muralha, teleférico e tobogan, mas sem alimentação. Optámos, como qualquer backpacker orgulhoso da sua condição natural, pela segunda! :)

Levantamo-nos bem cedo para apanhar o autocarro 867 das 09h00 da manhã, na estação Dongzhimen (2€ por pessoa). Infelizmente naquela altura do ano o autocarro não parava perto da muralha (pelo menos não a uma distância que conseguissemos fazer a pé em pouco tempo), pelo que tivemos de apanhar um táxi até à muralha (cerca de 4€).

DSC_0640 DSC_0642

O custo da entrada anda à volta dos 8€ e o teleférico para a torre 6 e o tobogan (espécie de escorrega para o grand finale quando já não se aguentarem nas pernas e poderem escorregar uns bons metros até à saída) cerca de 10€.
Dos vários percursos possíveis para visitar a muralha (uns mais desafiantes que outros), optámos por um dos mais bonitos (pelo cenário em redor) e não tão concorridos – o do Mutyanyo. Neste percurso a muralha está compartimentada em 23 torres existindo teleféricos da entrada para a torre 6 ou directamente para a torre 14.

DSC_0651 DSC_0658 DSC_0665 DSC_0670 DSC_0672
DSC_0675 DSC_0676 DSC_0677 DSC_0678 DSC_0681 DSC_0701 DSC_0705 DSC_0708 DSC_0710 DSC_0711
DSC_0718 DSC_0725 DSC_0726 DSC_0732 DSC_0733 DSC_0763 DSC_0781 DSC_0789 DSC_0791 DSC_0802
DSC_0808 DSC_0817 DSC_0823 DSC_0842 DSC_0870
DSC_0874 DSC_0889 DSC_0890 DSC_0893 DSC_0896
DSC_0900 DSC_0917 DSC_0919 DSC_0928 DSC_0938
DSC_0943 DSC_0982 DSC_1010 DSC_1012 DSC_1018 DSC_1020

Terceira e última paragem obrigatória, o palácio de verão do imperador que fica nos arredores de Beijing (já não conseguimos precisar o número de paragens de metro que tivemos de fazer até lá chegar, mas certamente não foram menos de 18. Tudo por 2 yuan = 0,25€). :) A entrada para o palácio, ou melhor, para os os jardins e magnífico lago à volta do mesmo custa menos de 4€.
Um retiro absolutamente encantador, rodeado de tranquilidade e belas vistas. Percebe-se bem o quão privilegiados aqueles imperadores eram graças ao IVA de 20% sobre o consumo de arroz…

DSC_1038 DSC_1039 DSC_1050 DSC_1054 DSC_1063 DSC_1065 DSC_1070
DSC_1084 DSC_1088 DSC_1089 DSC_1091 DSC_1101
DSC_1111 DSC_1116 DSC_1117 DSC_1122 DSC_1132
DSC_1137 DSC_0015 DSC_0022 DSC_0024 DSC_0031 DSC_0035

Visitas turísticas mandatórias aparte, os restantes quatro dias foram passados entre o hostel, o food court e o starubucks sempre do mesmo centro comercial (chama-se a isso fidelidade folks…ok, fidelidade e um brutal cansaço!! Queremos caminha e comida da mamã!!!!). :)

E pronto, não há muito mais a descrever sobre esta bela cidade (na verdade nem nos atrevemos tamanho é o atraso deste post). :)
Fiquem-se pelas fotos e se surgir alguma questão, em particular da parte de quem quiser visitar este berço imperial, perguntem à vontade. Temos detalhe para dar e oferecer de bom grado! :)

Agora siga passar o halloween em Xian na companhia de muito boa gente…

Aguentem mais um pouco, já só falta pouco mais de meio ano…;)